Competitividade. Esse e o tema do momento. Estamos cansados de ouvir falar em competição, em dificuldade de conseguir um bom emprego e de até mesmo se manter no atual. 

Mas o que é que gestão de carreira tem a ver com competitividade? Tudo. Basicamente, a tarefa básica ou o objetivo fundamental da gestão...

... de carreira é transformar um profissional comum em um profissional altamente competitivo no mercado. Isso requer a adoção de algumas ações e posturas que perfazem o conjunto de técnicas da gestão ou administração de carreira.

A gestão de carreira é um assunto tão relevante que já existem inúmeros consultores e coaches que prestam assessoria para vários tipos de profissionais. A missão destes é desenvolver a sua empregabilidade. Muitos profissionais não conseguem uma boa colocação justamente por não possuírem a tal empregabilidade, que nada mais é do que o conjunto de competências que são valorizadas em uma determinada função no mercado. Isso significa que, para ser considerado um profissional competitivo e desejado pelo mercado, é necessário que o indivíduo desenvolva ou adquira essas competências.

É importante ressaltar que a gestão de carreira e uma atribuição de cada profissional. Cabe a cada um buscar o seu próprio desenvolvimento. Vejamos a seguir algumas dicas básicas para que sua carreira possa decolar:

Trace uma meta profissional - parece algo meio óbvio, mas muitos profissionais e estudantes recém-formados não têm um alvo de carreira. Quando você determinar aonde quer chegar será possível você escolher a melhor estratégia;

Análise das competências requeridas - agora que você escolheu aonde quer chegar e sua área de atuação, é preciso conhecer as exigências do mercado para ocupar aquela posição. Para isso, se informe com profissionais que já atuam na função, procure informações em revistas ou com especialistas.

Gestão de suas próprias competências - traçado o seu alvo e conhecidas as competências necessárias para alcançá-lo é hora de desenvolver suas competências. Cursos, estágios, treinamentos e atuação em áreas correlacionadas poderão ajudá-lo a desenvolver os conhecimentos e habilidades necessários.

Feedback e controle - essa etapa busca acompanhar o seu progresso profissional. Divida sua meta profissional em objetivos intermediários, que funcionarão como degraus para que você possa monitorar o seu próprio progresso. Com essa ação você poderá fazer as modificações necessárias em seu plano de carreira.

Conheço muitos profissionais frustrados que estão tentando se encaixar em outras profissões ou retornando à faculdade para tentar uma nova carreira. Porém, muitos não se preocuparam em conhecer o perfil profissional procurado pelo mercado e se adaptar as exigências. Apenas acreditaram que possuir um diploma universitário ou uma pós era o passaporte para o sucesso. 

Antes de largar tudo e tentar uma nova área de atuação, tente aplicar os conceitos da gestão de carreira. Você poderá se surpreender.