PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO |
Assessoria no desenvolvimento de um Plano Estratégico composto por um Plano Mercadológico, Tecnológico e de Gestão da Empresa num horizonte de médio e longo prazo. Estabelecimento de: - Análise do Ambiente - Oportunidades e Ameaças - Análise da Situação - Pontos Fortes e Fracos - Missão da Empresa. - Indicadores de Desempenho - Objetivos e Metas - Acompanhamento de Resultados POR QUE FAZER UM PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO? De posse da informação, o empresário e o executivo podem planejar as estratégias que conduzam à maximização dos resultados em seus... ... negócios e à minimização dos riscos na tomada de decisões. Para conduzir o planejamento estratégico, a empresa deve compreender os limites de suas forças e as suas habilidades para se inteirar com o meio ambiente, de maneira a criar vantagens em relação à sua concorrência, aproveitando todas as oportunidades existentes. A verdade, porém, é uma só: a empresa que não planeja é obrigada a improvisar, e isso nem sempre traz bons resultados. Através do planejamento, é possível, a partir da missão de uma organização, decompor os objetivos que vão traçar a linha de ação, quantificar metas, concentrando esforços em conformidade com os recursos e com as prioridades traçadas. E, a partir desse ponto, o condutor do planejamento estratégico passa a ser o maestro de uma grande orquestração: o direcionamento do negócio. MAS AFINAL O QUE É PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO? Planejar é criar condições para que as organizações decidam rapidamente diante de oportunidades e ameaças, otimizando as vantagens competitivas em relação ao ambiente concorrencial em que atuam. É o direcionamento estratégico que permite às organizações reagirem rapidamente às turbulências do meio ambiente, explorem melhor as oportunidades de mercado e desenvolverem novas técnicas de administração. OBTENÇÃO DE VANTAGENS COMPETITIVAS O sucesso de uma organização depende em larga escala de sua habilidade em obter vantagens competitivas, tornando-as as mais duradouras possível. Essas vantagens advêm em geral da performance da empresa em dois campos: primeiro, da obtenção do menor custo operacional, que permita a prática de preços competitivos a um volume lucrativo de vendas, possibilitando uma participação de mercado auspiciosa. Em segundo lugar, advêm da estratégia, visando à obtenção de elevados padrões de qualidade dos produtos e serviços, diferenciando-os da concorrência. Fluxo de direcionamento estratégico. |
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Lorens Consultoria