Gestão Financeira

Gestão ou administração financeira pode ser definida como o processo de planejar, analisar e controlar as atividades financeiras da empresa, visando maximizar os resultados operacionais.
Podem ser definidas como principais atividades da gestão financeira:
1) Planejamento - consiste em efetuar uma análise dos resultados financeiros já obtidos em exercícios anteriores ou em definir os resultados esperados (no caso de uma nova empresa). Por meio desta análise serão definidos os projetos e ações na área financeira. Trata-se de um trabalho de extrema importância, uma vez que afetará o trabalho de todos os outros departamentos da empresa ou organização.
2) Financiamentos - corresponde ao trabalho de captar recursos financeiros para custear algumas atividades da empresa. São fontes de financiamentos mais comuns as instituições bancárias e...
 ...os órgãos governamentais, tais como o BNDES. Deve ser feito uma análise cautelosa para evitar endividamentos prejudiciais, comparando taxas de juros, prazo de carência, etc.
3) Investimentos - é a aplicação dos recursos disponíveis, visando maximizar o retorno sobre o capital. Devem ser analisados as taxas de juros oferecidas (retorno), as taxas de administração (no caso de investimentos em fundos), a liquidez, dentre outros itens.
4) Crédito (cobrança) - o departamento de gestão financeira deve ser responsável por estabelecer políticas de crédito, principalmente em relação ao prazo de faturamento oferecido aos clientes, item este que deve ser cuidadosamente analisado em função do fluxo de caixa da empresa. O departamento também deve definir as diretrizes para análise e liberação do crédito. Também é função do departamento acompanhar os níveis de inadimplência, adotar medidas para minimizá-la e estabelecer meios de cobrança dos inadimplentes.
5) Caixa - função operacional de efetuar os pagamentos e os recebimentos, controlando o saldo em caixa.
6) Contas a pagar - função operacional de efetuar e controlar os pagamentos da empresa. Deve ser monitorada através de relatórios e do fluxo de caixa.
7) Contas a receber -  função operacional de controlar os recebimentos da empresa relativos as vendas ou serviços prestados.  Deve ser monitorada através de relatórios e do fluxo de caixa.
8) Contabilidade - consiste em registrar as operações realizadas e emitir os relatórios contábeis. Dada a complexidade das leis tributarias em nosso país, normalmente as pequenas empresas terceirizam esta função para escritórios especializados.