A Consultoria Empresarial é um dos segmentos de prestação de serviços que mais cresce no mundo.
Esta situação se reflete em pesquisa recente junto a graduados, em que jovens formados expressaram significativa preferência em trabalhar no mercado de Consultoria Empresarial. Por duas razões: A possibilidade de maior...
... rapidez na evolução de conhecimentos adquiridos e a percepção de um crescimento no negócio de Consultoria em relação a outros negócios, principalmente quando comparados aos segmentos da indústria e do comércio.
Esta situação também tem ocorrido no Brasil, principalmente a partir de 1970 e as principais causas são o crescimento do parque empresarial e a necessidade de conhecimento atualizado das técnicas e metodologias de gestão empresarial, devido  ao aumento da concorrência resultante da globalização da economia.
 Podemos afirmar que este crescimento da consultoria empresarial é um caminho sem volta. Entretanto muitos consultores e empresas de consultoria simplesmente não dão certo neste mercado promissor.
 As razões desses insucessos podem ser as mais variadas possíveis.
 O importante é identificar as tendências inquestionáveis da consultoria empresarial as quais devemos interligar com as diversas dicas apresentadas ao longo dos capítulos deste curso, bem como sua auto-avaliação, com base no conjunto de características do consultor e da análise de sua vocação para com o negócio de consultoria empresarial.
Vantagens da profissão.
1. Aumento da demanda do Consultor provocado pela busca de novos  conhecimentos e de inovações para enfrentar a globalização da economia.
  E esses conhecimentos estão sendo consolidados em sua amplitude maior, ou seja, a tecnologia do conhecimento e, portanto, estão enfocados para a consolidação de inovações.
 
Inovação é a capacidade de perceber, idealizar,
e estruturar e operacionalizar situações novas.
  Este processo evolutivo da administração é necessário para as empresas enfrentarem a globalização da economia. Portanto, as empresas devem estar atualizadas com as modernas metodologias e técnicas administrativas que estão sendo utilizados no mundo empresarial. E os consultores competentes podem auxiliar este processo.
  De maneira genérica pode-se considerar que as principais razões da existência da consultoria estão relacionadas às mudanças, administráveis ou não, que constantemente ocorre na economia, tais como:
 
·                   Globalização
·                   Evolução tecnológica.
·                   Necessidades de construir o futuro.
·                   Responsabilidades e ambientais das pessoas, das empresas e dos governos.
·                   Melhoria do conhecimento das pessoas.
  
2.Aumento da demanda de consultoria para as empresas consolidar suas vantagens competitivas.
  Vantagens competitivas são as características dos produtos e serviços que direcionam os clientes e o mercado a compra-los, em detrimento aos produtos e serviços dos concorrentes.
  Estas vantagens competitivas devem ser:
    a.               Reais, ou seja, de conhecimento do mercado e dos  clientes.
b.               Sustentadas, ou seja, estarem interligados com outros sistemas administrativos de elevada qualidade.
c.               Duradouras, ou seja, em condições de perdurar em pelo tempo que for necessário.
 
3. O aumento da demanda da Consultoria como conseqüência dos  processos de terceirização.
  As empresas estão procurando direcionar todos os esforços para o monstro de seu negócio. Elas não querem gastar energia, tempo e massa cinzenta no processo decisório de assuntos periféricos e a seu negócio e que não agregam valor aos produtos e serviços que oferece o mercado. Neste contexto, procurou a terceirização como estratégia pa facilitar este processo de foco do negócio.
  Terceirização é o processo de mestrado de transferência, para terceiros, de atividades que não constituía em essência tecnológicas dos produtos e serviços da empresa, pois envolvem tecnologias de pleno domínio do mercado e, por conseqüência, não consolidam quaisquer vantagens competitivas, quer sejam tecnológicas ou comerciais, além de contribuir para o aumento dos custos fixos da empresa.
  Alguns dos serviços terceirizados pelas empresas podem ser realizados com melhor qualidade e custos menores por empresas de consultoria.
  Podemos citar os exemplos da elevada terceirização dos serviços de recursos humanos e de informática que regula os quais são passados das empresas clientes para as consultorias.
  Visualiza-se também uma tendência de terceirização de serviços de planejamento, incluindo a obtenção e a análise das informações necessárias, bem como de serviços de organização e métodos.
  
4.Aumento da demanda do consultor e pela necessidade de questionamento progressivo das realidades da empresa cliente visando a um processo de melhoria contínua sustentada.
 
 Melhoria contínua sustentada é tornar o processo (administrativo, operacional) cada vez mais capaz e alavancador progressivo e acumulativo dos resultados da empresa, com otimização da utilização dos recursos disponíveis.
 
Os serviços de consultoria, independentemente de sua natureza e tipo, devem ter como premissa a efetiva contribuição para a consolidação do processo de qualidade total da empresa cliente.
 Portanto, e serviços de consultoria devem respeitar e considerar os critérios básicos de excelência empresarial, a saber:
 
·           Consolidação das lideranças da empresa cliente.
·           Interação com as questões estratégicas e a facilitação do desenvolvimento do processo de planejamento estratégico.
·           Foco no cliente e no mercado.
·           Contribuições com informações para o processo de análise, decisão, operacionalização avaliação de todas as questões básicas da empresa cliente.
·           Desenvolvimento e gestão de pessoas.
·           Delineamento gestor de processos.
·           Identificação e busca de novos negócios importantes para empresa cliente.
·           Contribuição efetiva para a alavancagem dos resultados dos atuais negócios da empresa cliente.
 

Texto extraído do curso "Formação de Consultores" elaborado e ministrado pelo Consultor Renato Antonio Gay - Diretor da RAG Consultores Associados