Dica:

Consultora de moda ensina como combinar a gravata com a camisa

Cristina Moraes saiu às ruas para analisar cores e composição do visual. As dicas vão desde como usar gravata de bolinha até a definição de cores.

Paulo Gonçalves Campinas, SP
Um acessório que pode dar um nó na cabeça dos homens. Combinar terno e gravata é uma tarefa que dá trabalho. Às vezes, o homem fica em dúvida se está pagando mico. Mas será que existe...
 ...receita para acertar a combinação da gravata?
A consultora de moda Cristina Moraes saiu às ruas para analisar as cores, as formas e a composição do visual.
Imagine o repórter de televisão com uma gravata que não combine ou com um acessório que chame mais atenção que a própria notícia. A gravata é um cartão de visita que deve ser apresentado com bom senso para não arranhar a imagem de quem usa. Por isso, a consultora dará algumas dicas para que os homens não errem.
“A gente tem um costume de combinar cor escura. Usar uma camisa azul com a gravata vermelha. Ele dá aquele toque contemporâneo europeu dos italianos, com a formalidade que a situação exige. Não tem como errar”, orienta Cristina.
Bolinha é uma coisa moderna. Mas não bolas muito grandes. A bolinha bem pequenininha na camisa lisa ou na camisa listrada com listras bem finas dá um ótimo visual.
Há o exemplo de uma camisa lilás combinada com uma gravata slim, que é a gravata mais fina. É uma tendência importante que veio de volta dos anos 60.
A estilista mostra que a gravata pode ser combinada com outras peças. O homem pode até usar um colete sem o paletó.
A gravata também pode ser usada com camisa de manga curta, desde que seja bem justa. As estampadas também estão liberadas em ambientes informais.
A pessoa trabalha num ambiente corporativo, onde brincar é permitido. Mas quando a pessoa quer chamar a atenção pelo discurso, por aquilo que está apresentando, deve ir com uma gravata mais sóbria.
O advogado Marcelo Hilkner tem uma coleção espalhada pela casa toda, com mais de 300 gravatas.