Para que uma rede esteja preparada para assimilar as últimas tendências do universo do franchising é necessário que todos recebam o treinamento e que haja uma comunicação eficaz entre todas as partes.
Que tipo de treinamento deve ser aplicado aos franqueadores? O que pode ser ensinado?
Há muito a ser ensinado. Cursos para o franqueador devem incluir tópicos como desenvolvimento de liderança, desenvolvimento...

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Muitos franqueados têm a mesma queixa. Quando ele compra a unidade, tudo parece ótimo. Mas, com o tempo, surgem as dificuldades, e demora muito para ele recuperar o investimento. O franqueador deve oferecer algum conhecimento a mais nesse processo?
Sim, costumo ouvir muito esse tipo de reclamação. Na minha opinião, o franqueador deve oferecer o treinamento, a base de conhecimento. Mas cabe ao franqueado levar o negócio para a frente. Os clientes não vão simplesmente entrar na sua unicade. Ele tem que ter uma ligação forte com a comunidade, sentir-se confortável para se comunicar com as pessoas e fazê-las entrar no seu negócio. Não acho justo colocar toda a culpa no franqueador. O franqueado tem que ter iniciativa própria.
No processo de educação e treinamento, é comum haver resistência do franqueado ou de seus funcionários a mudanças e novos conhecimentos. Como lidar com essa dificuldade?
Os líderes, e aqui estou falando tanto do franqueador quanto do franqueado, devem se certificar de que qualquer mudança será comunicada com clareza, de maneira que eles possam entender o que está acontecendo no negócio. Eles precisam ouvir as preocupações dos franqueados ou dos funcionários, responder suas perguntas com tranquilidade e enfatizar que todos estão trabalhando juntos para ajudar a rede. Acho que muitas vezes nós só falamos e não ouvimos. A comunicação é a chave de tudo, porque constrói a confiança do empregado no negócio. Mas comunicação tem de ter mão dupla. Senão, não terá o mesmo significado ou eficácia.

CHERYL BABCOCK
Quem é: Diretora Executiva da Associação Internacional de Franchising e Diretora de Educação do Instituto Internacional para a Educação em Franchising da Escola de Negócios e Empreendedorismo H. Wayne Huizenga, da Nova Southeastern University, nos Estados Unidos
O que faz: desenvolve programas de educação executiva e ministra cursos em países como México, Filipinas, França e Reino Unido. Também é co-autora, ao lado de Julie Bennett, do livro Franchise Times Guide to Selecting, Buying & Owning a Franchise