Treinamento em Franquias



Atualmente, muitas franquias vem buscando formatar seus treinamentos, seu processos, o atendimento e a gestão da loja. De um lado o consumidor cada vez mais exigente que além da excelência no atendimento, busca também valores como ética, meio ambiente, relacionamento e qualidade nos produtos. Do outro, a franqueadora buscando meios que satisfaçam este consumidor. Como suprir as necessidades do cliente? Como levar até o cliente...


... o encanto de uma compra, ao ser atendido pela equipe de vendas? Como satisfazer as diferentes expectativas encontradas no ponto de venda?


A preparação da equipe se torna fundamental uma vez que representa a marca. Essa marca sendo franquia, busca o alinhamento de um atendimento, para que o cliente tenha visão de um padrão. Então, como formatar um programa de atendimento de uma franquia?


Primeiramente a franqueadora deve buscar um programa que possua originalidade, ou seja, um programa único, com formatação e conteúdo voltada a marca. A consultoria responsável deve compreender o produto, o público-alvo e a marca. Utilizar-se de programas apresentados para outras franqueadoras tiram a possibilidade de unidade da marca. Podemos comparar aos projetos arquitetônicos, quando aplicado em mais de uma marca, a loja deixa de possuir uma identidade e passa a se tornar parecida com outra. Exclui a sensação única relacionada a marca.


Após a definição da estratégia do programa de atendimento, busca-se o desenvolvimento do material, e por final, a aplicação de todo o programa.


O treinamento do programa de atendimento deve ser constante, uma vez que a equipe de vendas mantenha-se motivada e alinhada as necessidades da marca. Equipe treinada e motivada gera maior faturamento, pois são capazes de aproveitar as oportuidades de venda e por consequência aumentar as estatisticas de PA, Ticket Médio, Taxa de Conversão.


Outros materiais também podem agregar os treinamentos de Franqueadoras, são eles: Manual de Franquia, Programa de Líderes, Programa de treinamento de Franqueados, Programa de treinamento Gerentes de Loja e Programa de Consultores de Franquias.